quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A história da Fórmula Indy

Embora a Indy Racing League tenha sido fundada somente em 1994, o campeonato da Fórmula Indy remonta ao início dos anos 1900, quando um grupo de empresários do estado de Indiana construiu o Indianapolis Motor Speedway, para servir como pista de testes para a nascente indústria automobilística estadunidense. A primeira corrida de 500 milhas em Indianápolis, em 1911, foi ganha por Ray Harroun, e que logo seria conhecida como a Indy 500, rapidamente se estabelecendo como a principal corrida de automóveis da América do Norte, consagrando como lendas do esporte, pilotos como Wilbur Shaw, Vukovich Bill, A.J. Foyt, Mario Andretti, Rick Mears e os Unsers, nomes referenciados para sempre no cenário esportivo dos Estados Unidos.

A Indy tem seus primeiros registros datados de 1909, dois anos antes da primeira disputa em Indianápolis. As datas são imprecisas e há quem diga que as primeiras corridas foram disputadas em 1902. Entre 1909 e 1916 poucas provas eram disputadas e a própria AAA (American Automobile Association) só foi considerar o norte-americano Harry Harkness como o primeiro campeão nacional, no ano de 1902, somente em 1951. Foi entre 1915 e 1916 que muitas pistas surgiram, o que pôde proporcionar a organização de um campeonato nacional.

Muitos historiadores defendem que a Indy só começou a ser realmente disputada a partir de 1956, ano em que a organização das provas passou para as mãos da Usac. A Cart começou a surgir no final de 1978, quando os chefes de equipe perceberam que sua importância dentro da Usac era muito pequena e decidiram fundar uma nova entidade. O dono da equipe Patrick, Pat Patrick, foi o primeiro presidente da Cart.

A Cart era uma associação pioneira e considerada a responsável pelo sucesso da Fórmula Indy nas décadas de 1980 e 1990. A entidade era diferente de outros grupos que organizam campeonatos, como a FIA, por exemplo, que comanda a Fórmula 1. Na Cart, os dirigentes eram os próprios donos de equipes, que também elegiam o presidente da categoria. Os cartolas tentavam descentralizar ao máximo o poder. Cada corrida, por exemplo, tinha o seu promotor, que cuidava de toda a logística do evento. Esse promotor também era encarregado de vender ingressos e conseguir os patrocinadores da prova. Os lucros eram divididos entre o organizador do evento e as equipes, que também ganhavam com publicidade nos carros.

Émerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a disputar a categoria, em 1984. Cinco anos depois, Fittipaldi conquistaria o título, ano em que também venceu as 500 milhas de Indianápolis pela primeira vez. Até o ano passado, Émerson era o piloto brasileiro que mais vencera na Indy: 22 vezes, marca superada por Hélio Castro Neves. Ele, assim como Gil de Ferran e Castro Neves, é um dos poucos estrangeiros que conseguiu vencer a prova mais famosa do calendário norte-americano: as 500 milhas de Indianápolis. Fittipaldi ganhou em 1989 e 1993, Ferran em 2003 e Castro Neves em 2001, 2002 e 2009.

A Fórmula Indy deixou de ser uma categoria exclusiva dos norte-americanos. Além das provas nos Estados Unidos e Canadá, foram disputadas também corridas no Brasil (Jacarepaguá), Japão (Motegi) e Austrália (Surfer's Paradise). Na temporada 2001, a Indy finalmente retornou à Europa, após uma corrida em Silverstone, Inglaterra, no ano de 1978, com provas na Alemanha e Inglaterra, e chegou também ao México.

A Indy experimento diversas fases nesse mais de um século, da glória suprema à quase extinção, quase sempre motivadas por brigas políticas entre as equipes e as diferentes organizações que sancionaram o campeonato durante esse período, incluindo a American Automobile Association (AAA), o United States Auto Club (Usac) e o Championship Auto Racing Teams (Cart). A IRL foi fundada pelo presidente do Indianapolis Motor Speedway, Tony George, segundo ele, "para preservar as tradições e a emoção das corridas de monoposto."

Depois de mais de uma década em que o esporte esteve dividido entre a Cart (e sua sucessora Champ Car) e a IRL, as duas partes entraram em acordo para reunificar a Indy em 2008, sob o controle da IRL. Hoje, ela é a única entidade a comandar os principais campeonatos de monopostos da América do Norte: a Fórmula Indy e as Fórmulas 2000, Mazda e Indy Lights, categorias de formação de pilotos. Além das 500 milhas de Indianápolis - o maior evento esportivo do mundo em um único dia - a categoria apresenta uma mistura única de pistas, incluindo ovais (curtos, médios e longos), circuitos mistos e de rua, nos Estados Unidos e Canadá, completadas com corridas no Japão e no Brasil.

Todos os campeões
1902 - Harry Harkness (EUA)
1903 - Barney Oldfield (EUA)
1904 - George Heath (EUA)
1905 - Victor Hemery (FRA)
1906 - Joe Tracy (EUA)
1907 - Eddie Bald (EUA)
1908 - Louis Strang (EUA)
1909 - Bert Dingley (EUA)/George Robertson (EUA)

1910 - Ray Harroun (EUA)
1911 - Ralph Mulford (EUA)
1912 - Ralph de Palma (EUA)
1913 - Earl Cooper (EUA)
1914 - Ralph de Palma (EUA)
1915 - Earl Cooper (EUA)
1916 - Dario Resta (ING)
1917 - Earl Cooper (EUA)
1918 - Ralph Mulford (EUA)
1919 - Howard Wilcox (EUA)

1920 - Gaston Chevrolet (FRA)/Tommy Milton (EUA)
1921 - Tommy Milton (EUA)
1922 - Jimmy Murphy (EUA)
1923 - Eddie Hearne (EUA)
1924 - Jimmy Murphy (EUA)
1925 - Peter de Paolo (EUA)
1926 - Harry Hartz (EUA)
1927 - Peter de Paolo (EUA)
1928 - Louis Meyer (EUA)
1929 - Louis Meyer (EUA)
1930 - Billy Arnold (EUA)

1931 - Louis Schneider (EUA)
1932 - Bob Carey (EUA)
1933 - Louis Meyer (EUA)
1934 - Bill Cummings (EUA)
1935 - Kelly Petillo (EUA)
1936 - Mauri Rose (EUA)
1937 - Wilbur Shaw (EUA)
1938 - Floyd Roberts (EUA)
1939 - Wilbur Shaw (EUA)
1940 - Rex Mays (EUA)

1941 - Rex Mays (EUA)
1946 - Ted Horn (EUA)
1947 - Ted Horn (EUA)
1948 - Ted Horn (EUA)
1949 - Johnnie Parsons (EUA)

1950 - Henry Banks (EUA)
1951 - Tony Bettenhausen (EUA)
1952 - Chuck Stevenson (EUA)
1953 - Sam Hanks (EUA)
1954 - Jimmy Bryan (EUA)
1955 - Bob Sweikert (EUA)
1956 - Jimmy Bryan (EUA)
1957 - Jimmy Bryan (EUA)
1958 - Tony Bettenhausen (EUA)
1959 - Rodger Ward (EUA)

1960 - A.J. Foyt (EUA)
1961 - A.J. Foyt (EUA)
1962 - Rodger Ward (EUA)
1963 - A.J. Foyt (EUA)
1964 - A.J. Foyt (EUA)
1965 - Mario Andretti (EUA)
1966 - Mario Andretti (EUA)
1967 - A.J. Foyt (EUA)
1968 - Bobby Unser (EUA)
1969 - Mario Andretti (EUA)

1970 - Al Unser (EUA)
1971 - Joe Leonard (EUA)
1972 - Joe Leonard (EUA)
1973 - Roger McCluskey (EUA)
1974 - Bobby Unser (EUA)
1975 - A.J. Foyt (EUA)
1976 - Gordon Johncock (EUA)
1977 - Tom Sneva (EUA)
1978 - Tom Sneva (EUA)
1979 - A.J. Foyt (EUA)*/Rick Mears (EUA)**

1980 - Johnny Rutherford (EUA)
1981 - Rick Mears (EUA)
1982 - Rick Mears (EUA)
1983 - Al Unser (EUA)
1984 - Mario Andretti (EUA)
1985 - Al Unser (EUA)
1986 - Bobby Rahal (EUA)
1987 - Bobby Rahal (EUA)
1988 - Danny Sullivan (EUA)
1989 - Emerson Fittipaldi (BRA)

1990 - Al Unser Jr. (EUA)
1991 - Michael Andretti (EUA)
1992 - Bobby Rahal (EUA)
1993 - Nigel Mansell (ING)
1994 - Al Unser Jr. (EUA)
1995 - Jacques Villeneuve (CAN)
1996 - Jimmy Vasser (EUA)**/Buzz Calkins (EUA)***/Scott Sharp (EUA)***
1997 - Alessandro Zanardi (ITA)**/Tony Stewart (EUA)***
1998 - Alessandro Zanardi (ITA)**/Kenny Brack (SUE)***
1999 - Juan Pablo Montoya (COL)**/Greg Ray (EUA)***

2000 - Gil de Ferran (BRA)**/Buddy Lazier (EUA)***
2001 - Gil de Ferran (BRA)**/Sam Hornish Jr. (EUA)***
2002 - Cristiano da Matta (BRA)**/Sam Hornish Jr. (EUA)***
2003 - Paul Tracy (CAN)**/Scott Dixon (NZL)***
2004 - Sebastien Bourdais (FRA)**/ Tony Kanaan (BRA)***
2005 - Sebastien Bourdais (FRA)**/Dan Wheldon (ING)***
2006 - Sebastien Bourdais (FRA)**/Sam Hornish Jr. (EUA)***
2007 - Sebastien Bourdais (FRA)**/Dario Franchitti (ESC)***
2008 - Scott Dixon (NZL)
2009 - Dario Franchitti (ESC)

* Campeão da Usac
** Campeão da Cart/Champ Car
*** Campeão da IRL

OBS 1: AAA (1902-1955).
OBS2: Usac (1956-1979).
OBS3: Cart/Champ Car (1979-2007).
OBS4: IRL (a partir de 1996).

Um comentário: